Diabetes
O que é diabetes?
Diabetes ocorre quando o pâncreas, uma glândula atrás do estômago, não produz quantidade suficiente do hormônio insulina , ou o corpo não pode usar adequadamente a insulina. Insulina ajuda a transportar o açúcar a partir da corrente sanguínea para dentro das células. Uma vez dentro das células, o açúcar é convertido em energia para utilização imediata ou armazenadas para o futuro. Logo, na falta de produção ou dificuldade de ação da insulina, o açúcar se acumula no sangue, causando hiperglicemia (glicose alta) e todos os seus efeitos deletérios.
Existem mais de 350 milhões de pessoas vivendo com diabetes no mundo. Infelizmente quase metade delas não sabe que tem a doença.
Quais os tipos de diabetes?
Tipos de Diabetes :
- O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar insulina todos os dias para substituir a insulina seus corpos não estão fazendo. Esta forma da doença é mais freqüentemente vista em crianças ou adolescentes. É um tipo mais raro, sendo responsável por apenas 5-10% de todos os casos diagnosticados. A causa envolvida no inicio do DM1 é a destruição das células pancreáticas produtoras de insulina pelo sistema imunológico (doença auto-imune);
- Diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença, que afeta 90-95% das pessoas com diabetes. Na diabetes Tipo 2, o corpo é resistente à ação da insulina, o que significa que não é possível utilizar adequadamente a insulina, de modo que não pode levar açúcar dentro das células. Embora o corpo produza alguma insulina, não é suficiente para superar essa resistência. São mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 se você estiver com sobrepeso, têm uma história familiar de diabetes, ou ter um histórico de diabetes durante a gravidez. Outros grupos mais propensos a ter a doença são pessoas com mais de 45 anos de idade e não-caucasianos. Um simples exame de sangue pode dizer se você tem diabetes.
- Diabetes gestacional: é uma forma temporária de diabetes que podem ocorrer, quando uma mulher está grávida. Diabetes gestacional, muitas vezes não tem sintomas, então a maioria das mulheres são testadas para problemas de açúcar no sangue em algum momento de sua gravidez. Se uma mulher tem açúcar elevado no sangue, ela terá que seguir uma dieta especial para o resto da gravidez. Em alguns casos, ela também pode precisar de tomar insulina ou determinados medicamentos. Cerca de 3-5% das mulheres grávidas desenvolvem diabetes gestacional. Embora este tipo de diabetes geralmente desaparece após o nascimento do bebê, mais de metade das mulheres com diabetes gestacional desenvolvem diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
- Diabetes monogênica:é uma forma menos comum de diabetes, em que a diabetes é herdado geneticamente.
- Pré-diabetes: ocorre quando os níveis de glicose no sangue são mais elevados do que o normal, mas não alto o suficiente para um diagnóstico de diabetes. Com o tempo, isso pode aumentar o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, bem como o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Infelizmente, pré-diabetes sintomas são difíceis de detectar, muitas pessoas têm a doença e não sabem disso.
Quais os sintomas de diabetes?
Diabetes pode muitas vezes passam despercebidas porque os indivíduos afetados não estão cientes das mudanças associadas com a doença. Quando não tratada, a diabetes pode causar efeitos secundários graves. Aprender a identificar os sintomas de diabetes vai ajudar aqueles que estão em risco para esta doença saber quando buscar mais testes e, potencialmente, o tratamento para a sua condição.
Diabetes em si não causa sintomas – as condições de saúde causados pela diabetes, como os níveis de açúcar no sangue, são o que causa deles. Quando presentes, os sintomas mais comuns podem incluir:
ü Sede excessiva e micção:Às vezes, aumento da sede é o primeiro sinal notado. Como o açúcar no sangue aumenta, os rins trabalham duro para filtrar e absorver o açúcar. Isso desencadeia o corpo a sentir sede. Quanto mais a pessoa bebe, mais o débito urinário terão, por isso, os dois sintomas muitas vezes andam de mãos dadas.
ü Perda de peso e fome constante: Diabetes é frequentemente associado com pessoas que estão acima do peso, mas a perda de peso, especialmente se for repentina e inesperada, pode ser um indicador , especialmente da diabetes tipo 1. Quando o açúcar é descartado através de micção frequente, que conduz a uma perda de calorias. A doença pode parar os açúcares dos alimentos de alcançar as células – por isso mesmo que o indivíduo está comendo, as células não estão recebendo a energia de que necessitam e isso pode levar a fome excessiva.
- Alterações da visão: Níveis elevados de açúcar no sangue puxar fluidos de todos os tecidos do corpo, incluindo os tecidos dos olhos.Isso pode levar a visão borrada. Com o tempo, danos retina podem ocorrer. Se o diabetes não for tratada, isso pode causar perda de visão e, potencialmente, a cegueira.
- Formigamento das mãos e pés: Diabetes pode danificar os nervos, e isso muitas vezes mostra-se como um formigamento nas mãos e pés.Às vezes, uma dor em queimação nas mãos, pernas, pés e braços podem ocorrer.
- Sensação de cansaço: Quando as células ficam privadas de receber glicose (energia), a pessoa pode sentir cansaço físico e mental.
Como diagnosticar?
As pessoas podem ter pré-diabetes ou diabetes tipo 2 durante anos e não ter quaisquer sinais ou sintomas óbvios. O diabetes tipo 2, muitas vezes não é diagnosticada até problemas de saúde aparecem como resultado de glicemia elevada.
Pessoas em risco deve ser examinado (testado) para diabetes e pré-diabetes.
Quais exames podem ser feitos para o diagnostico?
Há três exames de sangue que podem ser usados para verificar os níveis de glicose no sangue e diagnosticar pré-diabetes ou diabetes:
- teste de glicose no sangue em jejum
- teste de tolerância à glicose oral (TTOG 75g)
- teste de hemoglobina A1C (A1C) .
Interpretacão:
Porque é tão importante tratar bem o diabetes?
O açúcar elevado no sangue de diabetes mal administrada pode resultar em complicações perigosas. O diabetes é a causa mais comum de cegueira, insuficiência renal e amputação não traumática dos dedos do pé, pés, ou pernas. O diabetes mal controlado também pode levar a doença cardíaca, acidente vascular cerebral, e a danos nos nervos e diminuição do fluxo sanguíneo que pode levar à amputação. As pessoas com diabetes podem ter reações com risco de vida para açúcar no sangue extremamente elevada, bem como açúcar extremamente baixo de sangue causada por medicamentos para diabetes.
Manter seus níveis de glicose próximo do normal irá reduzir significativamente as suas chances de desenvolver complicações a longo prazo. Se você já tem complicações, mantendo seus níveis de glicose próximo do normal ajudará a manter estes problemas se agrave.
As principais complicações crônicas estão listadas abaixo:
- Neuropatia: Qual é a neuropatia diabética?
A neuropatia diabética é a lesão do nervo a partir de glicose no sangue elevado (açúcar). Nervos em todo o corpo pode sofrer danos. Pessoas com mau controle da glicose e que tiveram diabetes por um longo tempo estão em maior risco de danos nos nervos. Os fumantes estão especialmente em risco. Cerca de 60-70% das pessoas que tiveram diabetes durante muitos anos têm algum tipo de dano do nervo, mas nem todos têm sintomas.
Os tipos mais comuns de neuropatia diabética são aquelas que afetam os membros e aqueles que afetam órgãos e músculos dentro do corpo.
O primeiro tipo (chamado neuropatia periférica ou polineuropatia distal ou DPN) afeta a sensibilidade de seus pés, pernas, mãos e braços. Ela também pode afetar o movimento de seus membros. Os sintomas da DPN incluem:
- dor, formigamento e queimação
- dormência e perda de sensibilidade
- fraqueza muscular
- úlceras de pele (feridas abertas)
- problemas da bexiga (perda do controle da bexiga, não sendo capaz de esvaziar completamente a bexiga, infecções do trato urinário frequentes)
- problemas no sistema digestivo (distensão abdominal, náuseas, vómitos, diarreia, prisão de ventre)
- disfunção erétil em homens e problemas sexuais em mulheres
- Tonturas ao levantar-se, a partir de quedas bruscas na sua pressão arterial
- Retinopatia diabética: é uma complicação de diabetes , onde a glicose sanguínea elevada provoca danos aos vasos sanguíneos na parte sensível à luz da retina (a parte posterior do olho). A retina desempenha um papel importante na visão, grava as imagens do olho leva em e converte-os em sinais elétricos enviados ao cérebro. O cérebro então interpreta os sinais elétricos, para entender o que você está vendo. A diabetes é uma das principais causas da retinopatia. Mais de 80% das pessoas que tiveram diabetes 20 anos ou mais desenvolver retinopatia diabética.
- Doença renal do diabetes (nefropatia diabética): Os rins são dois órgãos do tamanho de punhos localizados em sua parte traseira.Para manter a vida, você precisa de pelo menos um para trabalhar bem. O trabalho realizado pelos rins é chamado de função renal. As três principais funções renais são: remover resíduos e excesso de agua, manter o equilíbrio químico do corpo, produzir alguns hormônios. O diabetes é a causa mais comum de insuficiência renal nos Estados Unidos. Se os seus rins param de funcionar, você vai precisar de tratamento especial, como diálise (um método de resíduos de filtragem do sangue) ou um transplante de rim para permanecer vivo.
- Doença cardiovascular (entupimento): Pessoas com diabetes têm mais probabilidade de desenvolver aterosclerose, doença cardíaca, má circulação, e acidente vascular cerebral do que as pessoas que não têm diabetes.Muitas pessoas com diabetes têm vários fatores de risco que contribuem para a aterosclerose e suas complicações. Estes incluem a hipertensão arterial, o excesso de peso, e de glicose no sangue elevado (açúcar) os níveis. Dislipidemia aumenta ainda mais o risco de aterosclerose em pessoas com diabetes. A doença cardiovascular é a principal causa de morte entre os diabéticos não controlados
Como tratar o diabetes?
O tratamento do diabetes deve ser feito sob orientação do endocrinologista e toda sua equipe multidisciplinar, pois engloba mudança do estilo de vida com melhora da alimentação, atividade física, autocuidado e medicações.
- Mudando seu estilo de vida: Se você está vivendo com diabetes, estilo de vida é uma parte importante de seus cuidados.É muito importante que você comer um bom equilíbrio de alimentos todos os dias e exercitar regularmente. Gerenciando sua diabetes também significa tomar medicamentos, se necessário, e testar os seus níveis de açúcar no sangue a cada dia.
- Alimentação Saudável
- Atividade física
- Cessar tabagismo
- Controle do estresse
- Consumo moderado de álcool
- Medicamentos: É muito importante tomar medicamentos para diabetes, como indicado pelo seu médico. Não tratada, a diabetes pode levar a graves, até mesmo complicações fatais. Ao tomar seus medicamentos como indicado, você reduzir muito o risco de contrair complicações. Existem muitos tipos de medicamentos que podem ser prescritos para você. Trabalhar com o seu médico para determinar qual deles pode ser mais útil para você.
Como dever ser o acompanhamento?
O paciente com diabetes deve acompanhar periodicamente com seu endocrinologista, que irá fazer os exames necessários, ajustes do tratamento, examinar seus pés, orientar sobre o calendário vacinal, entre outros procedimento para garantir o bom controle da doença e todas as suas complicações.Related: halcyon 450 by janus motorcycles, lovington funeral homes, harnett county board of elections, yale swimming lessons, are grass stickers poisonous, how to join the pagans motorcycle club, the most psychic zodiac sign, 33 degree latitude line of tragedy, watermead crematorium diary, juab county election results, polaris ranger 1000 clutch problems, examples of romanticism in modern day, splunk acquisition rumors 2020, how do i contact geico corporate office, 4 drawer chest model,Related: pomeranian for adoption in jacksonville, fl, gordon county schools virtual learning, stahl funeral home obit plainfield, wi, hardy funeral home obituaries, how to change language in douyin 2021, kiana madeira looks like liza koshy, social issues in south asia, the opening passage of rhythm a ning features quizlet, cody whitaker macon ga obituary, ozone therapy cost per session, johnny was melbourne stockists, headliner board alternatives, boeing board of directors, john newcombe daughter, what does the hebrew writing on the tallit mean,