Olheiras
Fenômeno que incomoda muitas pessoas, as olheiras se caracterizam pelo escurecimento da região em torno dos olhos. Não há estatísticas sobre o problema, mas se sabe que é comum. Pode formar-se em qualquer fase da vida de homens e mulheres, até em crianças. Manifesta-se em todas as raças, sendo mais frequente e acentuada, contudo, nos árabes. Quando aparece e não recebe tratamento, tende a agravar-se.
São três as causas básicas das olheiras: deposição de pigmentos escuros produzidos pelos melanócitos – um tipo de célula da pele – nas células queratinosas existentes em torno dos olhos; pele fina demais, permitindo a visualização dos vasos capilares (vasinhos externos); e presença de vasos capilares tão exuberantes que sua coloração escura, que é dada pelo sangue, fica perceptível na pele.
Uma quarta causa, pouco citada na literatura médica mas constatada no consultório, é a formação de uma espécie de ‘degrauzinho’ na pele abaixo dos olhos. Ele produz um pouco de sombra, que pode ser classificada como ‘pseudo-olheira’.
A olheira tem traços familiares, ou seja, se uma pessoa a desenvolve, outras na família podem tê-la apresentado no passado ou virem a apresentá-la no futuro. A produção e a deposição de pigmentos escuros em torno dos olhos podem resultar da simples exposição ao sol; de tendência genética; da fricção ao limpar e/ou coçar demais a área em torno dos olhos; de respiração bucal, porque prejudica a irrigação e a oxigenação na região dos olhos; do ato de provocar o vômito pelos portadores de bulimia; dos distúrbios do sono; e do tabagismo, pelo fato de prejudicar a oxigenação e a irrigação sanguínea e ainda danificar os pequenos vasos na área dos olhos.
Pessoas mais preocupadas com a estética, sobretudo em função de sua atividade profissional – nas últimas décadas, até uma parte dos homens -, ou as mais sensíveis e frágeis psicologicamente, porém, sofrem com o fenômeno, em especial quando apresentam outros problemas comuns em torno dos olhos, como flacidez, rugas e bolsas de gordura. Pessoas que se sentem incomodadas com as olheiras devem consultar um dermatologista.
Tratamentos
Para essas olheiras crônicas, a saída são tratamentos com dermatologista. O Preenchimento com ácido hialurônico, peeling de ácido tioglicólico são procedimentos que podem melhorar as olheiras.
No caso de hiperpigmentação, é aplicada a luz intensa pulsada e alguns tipos de lasers, mais suave do que o laser usado para os vasinhos. O número de sessões vai depender do tom da pele.
Para a manutenção, não tem jeito: dormir bem e usar protetor solar são garantias para quem não quer acordar com cara de urso panda. Quando a olheira não é crônica, soluções de emergência podem minimizar o estrago de noites em claro.
Fonte: Sociedade Brasileira de DermatologiaRelated: bedford gazette obituaries, czar 52 cockpit transcript, dorothy steele wife of robert beatty, honda ruckus wheels, what happened to tiffini hale, morimoto boston reservations, taxable income interval, mga talasalitaan na may halimbawa, larry rossy family, frank marshall related to penny marshall, mcgovern foundation board of directors, laredo middle school teacher bully, what happened to melissa cerniglia, katelyn nassar testimony, does doris kearns goodwin have cancer,Related: can fortijuice cause diarrhoea, dreaming of a dead person giving you shoes, honoring mothers of the church, michael monkey’ vaughan, uw cse room reservation, sarah marie gogglebox nationality, caroline simmons wedding, st louis county mn property search, upcoming autograph signings 2021, lenovo skybay sdk0j40700 specs, drug bust in tazewell county va, do n95 masks filter both ways, peter gotti jr wife, immersion subject in grade 12, visalia unified school district salary schedule,