Como fugir do efeito sanfona?
Vamos conversar sobre um assunto importantíssimo e pouco valorizado?
A manutenção do peso perdido!
Eu mesma, quando comecei na área de obesidade ficava muito entusiasmada com os resultados de perda de peso, acreditava que era relativamente facial ajudar meus pacientes a perderem 15-20 kg, já nos primeiros meses de acompanhamento. Entretanto com o passar do tempo, vi que o mais difícil não era de fato perder e sim manter no longo prazo. Deste então venho estudando e me dedicando arduamente no entendimento e estratégias para prevenir este fantasma.
Nós que lidamos com o paciente obeso presenciamos diariamente o famoso efeito sanfona. Pessoas que emagrecem e ao longo do tempo recuperam o peso perdido.
Infelizmente dados de grandes estudos demonstram que metade dos pacientes que emagrecem recupera o peso inicial ao final de 1 ano, e a grande maioria após 5 anos
Mas por que isso acontece?
Sabemos que a queda da motivação ao longo do tempo, dietas malucas, o entra e sai da academia, o retorno aos maus hábitos antigos participam desde processo de reganho de peso, entretanto questões orgânicas e hormonais também participam desde frustrante processo.
O corpo entende o emagrecimento como uma privação, como uma agressão e abre mão de mecanismos adaptativos que impedem o emagrecimento adicional e nos impulsiona recuperar o maior peso, de acordo com set point hipotalâmico (que é a região de cérebro que controla nossa fome, saciedade e gasto energético).
Para você ter uma ideia destes mecanismos adaptativos, estudos demonstram que:
Para cada 1Kg perdido, ocorre aumento da Grelina (hormônio da fome), gerando aumento do apetite por uma busca extra de cerca de 100kcal
Para cada 1Kg perdido, sobretudo se for acompanhado de perda de massa magra, ocorre redução do gasto energético basal em cerca de 30kcal
Ou seja, é muito ingrato, pois quando emagrecemos nossa fome aumenta e nosso metabolismo cai!
Então, seria impossível ganhar esta batalha?
Não, calma, é possível sim. Alguns estudos com mais de 3 mil pacientes observou quais as características em comum daqueles que conseguiram driblar o reganho de peso com sucesso. Vou compartilhar com vocês uma lista do que eles faziam em comum durante a fase de manutenção de peso, anota aí:
- se pesam com frequência (2x semana) – vigilância é importante, como monitorar extrato bancário. Fugir da balança é tapar o sol com a peneira;
- fazem exercício com maior frequência > 200 min/semana;
- ingerem pouco fast food e comidas industrializadas;
- não ingerem bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados
- consomem proteínas no café da manhã, como ovos por exemplo;
- planejam as refeições com antecedência (planejamento é tudo, pois caso contrário vamos pelo mais prático, como pães, massas e tele entrega)
- assistem pouca televisão(<10h/semana) mantinham acompanhamento médico e nutricional a longo prazo, ou seja, mesmo de pois de terem emagrecido, iam com cerca regularidade no serviço de saúde para revisões, pesagem e aconselhamento.
E existe ainda, alguns pacientes, que irão se beneficiar de medicamentos de longo prazo para “enganar este set point”, e evitar esse reganho “fisiológico” do peso.
Enfim, precisamos sempre ter em mente que a obesidade é uma doença crônica recidivante. Nenhum tratamento com dieta, exercício e medicação irão trazer resultados permanentes se não forem acompanhados de mudanças persistentes e verdadeiras.
Por isso, nas consultas reforço: o tratamento não termina quando se atinge o peso final e sim que este é apenas o inicio de um processo longo de manutenção.Related: declutter dollies stacey solomon, que hacer si le entro alcohol a mi celular, the furrha family members age, wreck in greenville, sc today, kubota rtv 1140 temperature sensor, margaret ratliff looks like todd peterson, bouncer play dirty net worth, how to skip iready lessons as a student, accident on 234 east berlin, pa today, specialization definition economics quizlet, frank chavez restaurant, comprensione testo italiano per stranieri b2, scaramouche coconut cream pie recipe, sugar bear strain, st mary magdalen melvindale,Related: what channel is nesn plus on spectrum, roth conversion rules 2022, florida man murders frank and christina, britney spears workout and diet, purdue university west lafayette world ranking, did robert leckie marry vera, pleasant valley school district superintendent, cattle hoof trimming schools in texas, ellen show tickets 2022, high school student section chants, east texas craigslist jobs general labor, china stealing water from great lakes, chatfield reservoir water temperature by month, crux constellation starseeds, catherine macgregor engie bio,